Nesta segunda-feira (06), durante Operação Piracema, equipes da Policia Ambiental realizaram policiamento náutico no Rio Paraná em Rosana e no Rio Aguapeí em Adamantina.
Em Rosana foram localizadas duas redes de emalhar totalizando 100 metros e dois covos artesanais para captura de iscas (camarão) no ambiente aquático, dispostas irregularmente devido o período de Piracema. O petrecho foi recolhido, apreendido e depositado na Base Operacional de Rosana para posterior destinação.
Ainda durante a fiscalização em outro ponto do rio foi visualizada uma embarcação do tipo barco de alumínio com motor, onde seu ocupante realizava a pesca com caniço e molinete. O pescador foi fiscalizado e identificado como profissional (um homem de 61 anos), sendo confirmado o ato da pesca, sem pescado capturado no momento.
Diante da irregularidade, foi elaborada a autuação na modalidade advertência por pescar em período no qual a pesca seja proibida, conforme artigo 35 da Resolução SIMA nº 005/21. Os materiais foram apreendidos e depositados na Base Operacional de Rosana onde ficaram à disposição da Justiça.
Já no Rio Aguapeí em Adamantina foram encontrados uma rede de emalhar de malha com 10 metros de comprimento e dezesseis anzóis de galho armados no ambiente aquático sem nenhuma identificação. Os petrechos foram recolhidos e depositados na sede da Polícia Ambiental em Presidente Prudente.