A Polícia Civil informou ao g1, na tarde desta terça-feira (25), que aguarda os laudos técnicos da perícia para prosseguir com a investigação sobre a morte do ex-vereador de Santo Anastácio (SP), Filadélfio Alves Júnior, de 57 anos, no último sábado (22).
Ele morreu após o tombamento de um trator que o mesmo operava para a derrubada de uma árvore de eucalipto, na altura do km 25 da Estrada Vicinal Demétrio Antonio Zacharias, em uma propriedade rural.
O delegado à frente do caso, Elison Yukio Hasai, disse ao g1 que as investigações ainda são preliminares e que não há como afirmar o que de fato ocorreu.
“Ainda estamos aguardando os laudos da perícia técnica a respeito do local e provável dinâmica para confrontar com o laudo do Instituto Médico Legal [IML]”, ressaltou.
A previsão é de que os documentos fiquem prontos até o início de julho, ainda de acordo com o delegado.
‘Morte suspeita’
Segundo as informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, Filadélfio conduzia o trator, que tombou sobre o corpo dele, durante a derrubada do eucalipto, através de um cabo de aço amarrado entre o veículo e a árvore.
Os bombeiros compareceram ao local e chegaram a socorrer o ex-vereador, que foi levado à Santa Casa de Misericórdia de Santo Anastácio, onde houve a constatação do óbito.
Para erguer o trator e retirar o corpo do motorista, os bombeiros utilizaram um macaco hidráulico.
Equipes da Polícia Militar e da Polícia Científica também trabalharam no atendimento da ocorrência.
A perícia foi realizada no local para esclarecer as causas e circunstâncias do acidente.
A Polícia Civil registrou o caso como “morte suspeita” e deu início às investigações para elucidar o que houve no local, além de ter requisitado o exame necroscópico na vítima.
Carreira política
Filadélfio Alves Júnior conseguiu eleger-se para cumprir três mandatos de vereador na Câmara Municipal de Santo Anastácio.
O primeiro, pelo Partido Social Democrático (PSD), de 1997 a 2000. O segundo, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), no período entre 2001 e 2004. Já o terceiro, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi entre os anos de 2013 e 2016.
Nas legislaturas de 2009 a 2012, pelo PSDB, e de 2017 a 2020 e 2021 a 2024, ambas pelo Partido Verde (PV), Filadélfio ficou como suplente de uma cadeira na Câmara Municipal.
Ele também ocupava o cargo de técnico operacional da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em Presidente Prudente (SP), onde trabalhava desde outubro de 1987.