Polícia Federal faz operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em SP, MG e SC

29/11/2023 08h50 Segundo a Polícia Federal de Jales, 200 policiais cumpriram 15 mandados de prisão e outros 40 de busca e apreensão. Líder do grupo e a mulher dele foram presos em condomínio de luxo de São José do Rio Preto (SP).
Por G1, São José do Rio Preto (SP)
Polícia Federal faz operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em SP, MG e SC Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal de Jales fez na manhã desta terça-feira (28) uma operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em 13 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. O líder do grupo foi preso em São José do Rio Preto (SP).

Com o apoio da Polícia Militar, 200 policiais federais cumpriram 15 mandados de prisão e outros 40 de busca e apreensão em Jales, Santa Fé do Sul, Votuporanga, São José do Rio Preto, Monte Aprazível, Rio Claro, Piracicaba, Americana, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Guarujá (SP), Catuti (MG) e Camboriú (SC).

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou um grande esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Estima-se que nos últimos dois anos o grupo movimentou mais de R$ 50 milhões em transações financeiras, mobiliárias e imobiliárias.

A base da quadrilha era em Santa Fé do Sul, onde foi identificado que um hotel e um centro de beleza estética foram adquiridos pelo líder do grupo para lavagem de dinheiro de tráfico. A esposa dele figura como sócia no CNPJ destas empresas, que tinham movimentação financeira suspeita. Dois homens foram presos na cidade.

Em Jales, as investigações apontaram que a lavagem de dinheiro ocorria por meio de uma empresa de mototáxi e um restaurante, além de agiotagem e compra e venda de veículos de luxo e imóveis. Outros dois empresários foram presos na cidade.

Os policiais apreenderam em Votuporanga veículos na revenda de um suspeito preso em Camboriú, mas à distância administrava pontos de vendas de drogas na cidade.

Ainda segundo a Polícia Federal, o núcleo de distribuição de drogas foi identificado em Piracicaba, Americana e Santa Bárbara d'Oeste, enquanto o líder do grupo foi localizado em um condomínio de luxo de São José do Rio Preto e preso com a esposa, uma advogada. A filha do casal, de 14 anos, foi levada para Santa Bárbara d'Oeste, onde vai morar com os avós maternos.

Durante a operação foram apreendidos diversos veículos de luxo, recursos financeiros em espécie, joias, embarcações, bloqueios de contas bancárias, imóveis urbanos e rurais relacionados aos investigados e as empresas.

Os presos irão responder por crimes relacionados ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com penas máximas de até 30 anos de reclusão. Eles foram levados para um presídio em Paulo de Faria (SP), onde aguardam à disposição da Justiça. Os materiais apreendidos serão encaminhados à sede da PF em Jales.

 

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular