Polícia investiga suposto erro médico em caso de criança que teve dedos do pé amputados após cirurgia em Araçatuba

08/03/2024 08h26 Pais registraram a ocorrência acreditando em erro médico; hospital segue apurando os fatos.
Por G1, Araçatuba (SP)
Polícia investiga suposto erro médico em caso de criança que teve dedos do pé amputados após cirurgia em Araçatuba Foto: Santa Casa/Divulgação

A polícia de Araçatuba (SP) investiga o caso de um menino de três anos que, supostamente, teve os cinco dedos do pé direito amputados por erro médico. Na segunda-feira (4), os pais da criança registraram um boletim de ocorrência.

Eles relataram que o garoto foi submetido a uma cirurgia para remoção de bolsa de colostomia, em janeiro deste ano. A criança permaneceu com o tubo de cateter na altura da perna até a cicatrização da operação.

Contudo, segundo o pai relatou à polícia, o menino puxou o tubo de cateter durante o sono, na noite do dia 1º de fevereiro.

De acordo com o boletim de ocorrência, apenas no fim da tarde do dia seguinte as enfermeiras retornaram ao quarto para fazer a remoção do cateter. Desde a data mencionada, os dedos do pé direito da criança ficaram roxos.

Na segunda-feira (4), os pais receberam a notícia de que os cinco dedos do pé direito do menino estavam necrosados e seriam amputados. Eles acreditam se tratar de erro médico.

Em nota, a Santa Casa de Araçatuba confirmou que a criança esteve internada no local e disse que está investigando o ocorrido.

"De acordo com apuração preliminar realizada pelo hospital e preservando informações do prontuário do paciente, sigilo amparado por lei, informamos que o paciente esteve internado na Santa Casa de Araçatuba em outras oportunidades em quadro severo de patologia necrosante", diz.

"A direção da Santa Casa de Araçatuba está apurando os fatos com critério junto a todas as equipes da área assistencial e o prontuário do paciente para ter uma conclusão real sobre o caso", encerra a nota.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular