Um preso foi morto por companheiros de cela no Centro de Detenção Provisória I de Pacaembu. O homicídio foi descoberto na manhã desta terça-feira (23) durante a contagem de conferência. A informação foi divulgada no meio da tarde pelo SINDASP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo).
Procurada pelo SIGA MAIS a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou a morte do preso e em nota descreveu as circunstâncias do caso. “A Secretaria da Administração Penitenciária informa que dois custodiados cometeram homicídio contra um terceiro no Centro de Detenção Provisória I de Pacaembu, às 9h50. Os três estavam alojados em cela disciplinar da unidade, onde estavam desde segunda, 22, por ato de insubordinação. Não havia nenhum desentendimento prévio entre eles, que, inclusive, assinaram termo declarando ter convívio”.
De acordo com a SAP a Polícia foi avisada do fato pelos agentes penitenciários, assim que foi constatado o crime, pouco depois do ocorrido. Foi registrado boletim de ocorrência e a perícia compareceu ao local.
Ainda conforme a SAP, os custodiados envolvidos responderão pelo novo crime. A unidade também abriu procedimento disciplinar em desfavor dos dois. Os familiares do falecido foram informados do fato.
Segundo o site da SAP, o CDP I de Pacaembu tem capacidade para 820 presos e atualmente tem população carcerária de 1.239 detentos.