Nesta quarta-feira (01), equipes da Polícia Ambiental realizavam patrulhamento pela margem esquerda do Rio Aguapeí, próximo ao Ribeirão Lajeado, no município de Adamantina, onde várias pessoas foram avistadas praticando pesca em local proibido, a menos de 500 metros da foz.
Os pescadores foram abordados e identificados, homens de 57, 47, 39, 38, 30, e dois de 34 anos. Após a identificação dos envolvidos, foi observado que três dos pescadores haviam capturado peixes.
Diante do constatado foram lavrados sete Autos de Infração Ambiental, sendo três no valor de R$ 1.003,20 cada e quatro na modalidade advertência (por não terem capturado nenhum pescado).
Ao todo, as multas chegaram a R$ 3.009,60. Os peixes apreendidos (3,860 kg de pescados das espécies Piau, Lambari e Piauçu), foram descartados na vala sanitária devido estarem impróprio para consumo humano, estando acondicionados sem refrigeração suficiente para mantê-los congelados.
Também foram apreendidas doze varas com molinetes, uma vara com carretilha e quatro varas telescópicas que foram depositadas na sede da Polícia Ambiental em Presidente Prudente, ficando à disposição da justiça.
A ocorrência será comunicada via ofício à Delegacia de Polícia local com base no Artigo 34 da Lei Federal n° 9.605/98 e os envolvidos responderão criminalmente.