O suspeito de matar o vereador Luiz Henrique Rocha da Silva (PTB), de Sandovalina (SP), teve a prisão preventiva decretada, durante audiência de custódia realizada na manhã deste sábado (6).
O homem, de 26 anos, que era amigo do vereador e foi preso ao confessar a autoria do homicídio, foi transferido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá (SP).
O caso
Ao g1, o delegado responsável pelas investigações do caso, Cristiano Macedo Engel, informou que o assassinato ocorreu na madrugada desta sexta-feira (5), na casa da própria vítima. Conforme o envolvido, Silva o chamou “para fazer um acerto de contas”.
Após cerca de meia hora, ainda conforme o relato do suspeito, “o vereador ficou agressivo e passou a agredi-lo”, momento em que o rapaz pegou um prato de cerâmica e desferiu golpes na nuca do político, que morreu no local.
O indiciado fugiu, mas foi localizado e detido pela polícia, também na região central da cidade, na tarde desta sexta-feira. A Polícia Científica foi acionada para realizar a perícia no local.
Além disso, também foi requisitado ao Instituto Médico Legal (IML), em Presidente Prudente (SP), o exame necroscópico na vítima. O caso foi registrado como homicídio simples.
Carreira
Luiz Henrique Rocha da Silva, que também era servidor público municipal, cumpria o seu segundo mandato consecutivo de vereador em Sandovalina.
Em 2016, ele foi eleito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com 103 votos. Já em 2020, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), ele foi reeleito com 132 votos.
Luto oficial
Em razão do ocorrido, a Câmara de Vereadores de Sandovalina decretou luto oficial de três dias. Em nota ao g1, o Poder Legislativo lamentou, com profundo pesar, o falecimento do vereador, definido como “nobre”.
“Que Deus, em sua infinita sabedoria e misericórdia, conceda à sua alma o descanso e a paz eterna no colo do Pai e, nestes dias de tristeza e de pesar, possa confortar o coração de todos os seus familiares e amigos.
Em homenagem e respeito à sua memória, este Legislativo decreta luto oficial de três dias sobre os trabalhos da Câmara”.
E completou com o seguinte trecho bíblico: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá (João 11:25-26)”.
Sepultamento
De acordo com as informações fornecidas pela empresa funerária Interplan, o velório de Luiz Henrique Rocha da Silva ocorreu na Câmara Municipal de Sandovalina.
O sepultamento foi realizado, na tarde deste sábado, no Cemitério Municipal também de Sandovalina.