A Polícia Civil localizou e recuperou em uma chácara de Álvares Machado (SP) dois tratores que haviam sido furtados de uma fazenda em Presidente Epitácio (SP), na última segunda-feira (4).
A Polícia Militar foi acionada pelo proprietário da chácara onde os maquinários foram encontrados. Ele relatou que, ao chegar no local para tratar os animais, encontrou o portão aberto e a corrente do cadeado quebrada. No interior da propriedade, estavam dois tratores, os quais não sabia a procedência.
Ele, então, ligou para um funcionário, que informou ter dado permissão para um conhecido deixar os tratores no local depois de o caminhão que fazia o transporte dos maquinários ter quebrado no meio do caminho.
Este conhecido, por sua vez, disse à polícia que o suposto proprietário dos tratores era um outro conhecido dele, para quem, inclusive, já havia prestado serviço. Na ocasião, ele confirmou que recebeu uma ligação do colega pedindo para deixar os tratores em alguma propriedade, já que o caminhão havia quebrado, e que ele ligou para o funcionário da chácara e o mesmo autorizou a entrada dos maquinários. Depois, ainda, o próprio funcionário da chácara teria feito contato telefônico com o suposto dono dos veículos para combinar onde poderia estacioná-los.
‘Inconsistências nas informações’
Na chácara, segundo a Polícia Militar, o conhecido do funcionário ligou para o possível dono dos tratores, que afirmou estar transportando os maquinários de Bauru (SP) para Campo Grande (MS), até uma outra propriedade dele, e “ficou de enviar a nota”. Entretanto, em contato com um dos policiais, o rapaz mudou a versão e disse que, na verdade, ia levar para uma fazenda dele, no Paraguai.
O suposto dono dos maquinários ainda enviou um arquivo afirmando ser uma nota de trânsito, porém, de acordo com análise dos militares, constava que o transporte ocorreria de Maringá (PR) a Presidente Prudente (SP), “novamente apresentando inconsistência nas informações”, segundo a polícia.
Ainda conforme a Polícia Militar, o suposto proprietário enviou uma foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, no documento, verificou-se um nome diferente do que havia sido informado anteriormente, motivo pelo qual, diante da suspeita de um possível delito, apreendeu os tratores.
Furto dos maquinários
Na terça-feira (5), um dia após os tratores serem apreendidos, um rapaz foi até a delegacia e apresentou notas referentes ao maquinário agrícola. O arrendatário informou que tomou conhecimento sobre o furto dos tratores no último dia 2 de março, conforme o relatório de rastreamento apresentado por uma empresa.
O rapaz, que é produtor de soja, relatou, ainda, que os funcionários utilizaram os maquinários até um dia antes de serem furtados e, como de costume, “deixaram nas proximidades da casa sede da fazenda”.
Ao vistoriar os veículos, o proprietário constatou o furto de equipamentos de dentro das cabines dos maquinários.