Os cidadãos brasileiros que pretendem votar nas Eleições Gerais de 2018 têm até o dia 9 de maio (151 dias antes do pleito) para solicitar à Justiça Eleitoral seu tÃtulo de eleitor. O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais ou transferirem seu domicÃlio eleitoral. O primeiro turno das eleições deste ano será realizado no dia 7 de outubro.
De acordo com o Calendário Eleitoral 2018, 9 de maio é ainda a data-limite para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Do mesmo modo, esse é o prazo para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuam tÃtulo regular façam o alistamento eleitoral ou solicitem a regularização de sua situação para votar em outubro.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo montou um esquema especial para atendimento ao eleitor. Desta forma os cartórios eleitorais e os postos de atendimento da Justiça Eleitoral paulista farão plantão para atender o público até 9 de maio.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz Fernando Jorge, o mutirão atenderá o eleitor que precisa tirar o tÃtulo de eleitor pela primeira vez, aquele que precisa regularizar a sua situação ou fazer a transferência do seu domicÃlio eleitoral. Esses serviços serão realizados sem necessidade de agendamento.
Já para o eleitor que precisar coletar somente a sua biometria, a recomendação é para que aguarde até o mês de novembro, quando serão retomados os agendamentos biométricos.
Local de atendimento
Em Osvaldo Cruz, o Cartório Eleitoral da 163ª Zona Eleitoral, que atende, também, eleitores de Sagres e Parapuã, fica na Rua Bélgica, 440, no Jardim das Bandeiras, o Telefone é o 3529-1511.
Horário de atendimento
Neste final de semana, sábado dia 28 e domingo dia 29, no dia 1º de maio feriado e no próximo sábado e domingo, 5 e 6 de maio, o atendimento será das 9h às 17 horas.
Do dia 30 de abril até dia 9 de maio de segunda a sexta-feira, o atendimento será das 9 às 18h.
O que levar
Ao se dirigir ao cartório eleitoral, o cidadão deve levar consigo os seguintes documentos: tÃtulo de eleitor, caso o possua; um comprovante de residência (sempre que possÃvel, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mÃnima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mÃnimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.