Deputada Analice protocola projeto que torna Osvaldo Cruz um município de interesse turístico

07/02/2022 08h42 A Deputada Estadual Analice Fernandes (PSDB) apresentou e foi publicado no Diário Oficial do Estado o projeto de Lei 18/2022, que classifica Osvaldo Cruz como Município de Interesse Turístico.
Fonte: Assessoria de Imprensa, Osvaldo Cruz (SP)
Deputada Analice protocola projeto que torna Osvaldo Cruz um município de interesse turístico .

Por que Osvaldo Cruz se tornou candidato a um município de interesse turístico? 

Em sua justifica, a parlamentar deu as razões para a elaboração do projeto, após envio de um estudo elaborado pela Prefeitura de Osvaldo Cruz.

"Osvaldo Cruz está localizada no Oeste Paulista do Estado de São Paulo, distante 580.2 km da Capital, 80 km de Presidente Prudente, 120 km de Marília. 

A cidade faz parte da região de Presidente Prudente e é uma das mais importantes da microrregião denominada Alta Paulista. 

Segundo dados da fundação SEADE, o município tem um alto grau de urbanização (91,4%) quando comparado à

região administrativa (88,8%). Osvaldo Cruz faz divisa com os municípios de Sagres, Parapuã, Inúbia Paulista e Salmourão.

A economia gira em torno da agropecuária, serviços e trasportes, a cidade também se destaca por um comércio forte e bem estruturado, além de ser a sede de quatro grandes indústrias nacionais: Boots Horse, Só Dança, Trynis, Linoforte, Granol e Capezio do Brasil, entre outras.

Nacionalmente, Osvaldo Cruz é conhecida como a "capital estadual do caminhão bitrem graneleiro", devido à considerável quantidade de caminhões que a cidade recebe todos os dias e à presença de diversas empresas transportadoras. 

Recentemente, a cidade foi contemplada com a elevação da Igreja Matriz de São José a Santuário de São

José, inaugurado em 7 de dezembro de 2021. 

Outros destaques importantes são seus atrativos culturais, como a antiga estação ferroviária e os atrativos naturais.

Além disso, apresenta ainda um polo regional de compras, com ênfase no comércio varejista e numa estruturada rede de prestadores de serviços com mais de 600 empresas nesses segmentos, em especial estruturas de supermercados, farmácias, açougues, lojas de roupas, calçados, eletroeletrônicos e móveis, quitandas, padarias e empreendimentos de vendas de combustíveis, alimentação, comunicação social, provedores de internet, entre outros. O comércio é um dos principais fatores de impulsionamento econômico local.

Também conta com uma excelente rede de profissionais prestadores de serviços na área de saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas, psicólogos, laboratórios de análises clínicas, entre outros e que configuram estrutura necessária para atendimento à população flutuante (turística).

Assim, o Município possui grande vocação turística no que se refere ao turismo de esporte, atualmente, muitos eventos esportivos são realizados no município, devido à infraestrutura extremamente abrangente o que garante uma grande rotatividade de eventos durante o ano.

Sobre a infraestrutura turística, Osvaldo Cruz conta com 04 (quatro) meios de hospedagem, 20 (vinte) restaurantes de comida brasileira, 07 (sete) restaurantes de comida internacional, 02 (dois) restaurantes de comida típica regional, 35 (trinta e cinco) lanchonetes, 02 (dois) estabelecimentos de café e chá, 01 (uma) confeitaria, 07 (sete) sorveterias, 02 (dois) estabelecimentos de transporte turísticos.

Em relação a infraestrutura de Apoio, a cidade tem 01 (uma) rodoviária, 05 (cinco) empresas de ônibus, 21 (vinte e

um) serviços de táxi e 22 (vinte e duas) instalações que tratam de saúde, dentre elas Santa Casa, Unidades de saúde, UBS, APAE, Associações, Centro de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular