A Justiça Eleitoral da comarca de Osvaldo Cruz está com os preparativos em ordem para a realização da votação no pleito eleitoral de 2018 e a expectativa é de que, mesmo sendo uma votação mais demorada, a eleição aconteça com bastante tranquilidade.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão, os mesários e todas as demais equipes que irão trabalhar nesse pleito eleitoral, já passaram por um processo de treinamento. "Todas as pessoas que irão trabalhar durante o pleito eleitoral passaram por treinamentos de acordo com as orientações da justiça eleitoral e já estão preparados para realizar um bom trabalho nas eleições, uma vez que a maioria das pessoas já possui experiência nisso, porque a maioria já tem trabalhado em eleições anteriores.", disse.
O pleito eleitoral de 2018 vai exigir bastante atenção do eleitor. O processo de votação só se completa ao final de cinco operações, começando com o voto para Deputado Estadual, depois Deputado Federal, dois Senadores, Governador e por último Presidente da República. Somente quando todo esse processo for feito é que a urna eletrônica sinaliza o voto foi completado.
A orientação da Justiça Eleitoral, segundo Fernando Simão, é a mesma de sempre, que o eleitor procure levar a colinha com os números os candidatos. "A Justiça Eleitoral permite que o eleitor leve uma colinha e para facilitar é bom que ela seja feita na ordem da votação, para que não tenha problema na hora do voto e assim complete o processo mais rápido. A própria justiça eleitoral estuda a possibilidade de distribuir colas com a ordem da votação das urnas aos eleitores em dúvida.", destacou.
Outra novidade esse ano é a existência de alguns documentos eletrônicos, como por exemplo, no momento da identificação, quando o eleitor poderá apresentar a versão eletrônica da CNH e o próprio título de eleitor, o E-título.
Para o eleitor que já fez o registro biométrico, ele poderá ser utilizado nessas eleições mesmo nas comarcas onde ainda não foi obrigatório o cadastro para as eleições desse ano, como é o caso de Osvaldo Cruz, Sagres e Parapuã.
Ainda segundo Fernando Simão, não será permitido o uso de camisetas de candidatos nas sessões eleitorais, bem como nas áreas de segurança determinadas no entorno dos locais de votação, podendo o eleitor usar apenas alguns discoides, broches e outros adereços mais discretos dos seus candidatos.
A Justiça Eleitoral também já realizou a inseminação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no processo eleitoral em todas as sessões de votação dos municípios da comarca, assim como as urnas que precisam estar disponíveis em reserva, para o caso de problema técnico em algum equipamento, seja substituída rapidamente e não atrase o processo.
A auditoria das urnas foi realizada nesta terça-feira (2), na presença do Juiz Eleitoral, do Promotor Público e na presença também de representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção de Osvaldo Cruz, além de presidentes de partidos que se dispuseram a acompanhar o processo.
As sessões especiais de votação para pessoas que necessitam de acessibilidade também já estão preparadas em todas as escolas, inclusive, houve a preocupação de evitar sessões de votação em salas no pavimento superior nas escolas que possuem dois pisos.
Mesários e as equipes de pátio receberam orientações com relação a abordagens que não são permitidas e também para evitar a chamada boca de urna, além de todo o trabalho de orientação e atenção aos eleitores.
Tudo foi preparado para que o processo eleitoral aconteça com tranquilidade e absolutamente em ordem no próximo domingo, dia 7 de outubro, um dia muito importante para a democracia do Brasil.