O candidato a Vice-Prefeito e atual ocupante do mesmo cargo em Sagres, Luiz José de Assis Neto (DEM), o popular Zé Luiz, que forma dupla com Roberto Pires, o Beto Pires (PP) em Sagres teve seu pedido de registro de candidatura contestado com pedido de impugnação pelo Ministério Pùblico junto à Justiça Eleitoral de Osvaldo Cruz.
De acordo com o Promotor Eleitoral, Owen Miuki Fujiki, Zé Luiz tem contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado referente a 2012, quando foi presidente da Câmara de Sagres. Com isso, seu nome apareceu na "Lista Suja" do SISCONTAELEITORAL. A rejeição de contas menciona obrigação do candidato a Vice de Beto Pires devolver valores aos cofres públicos, segundo a Promotoria, o que em tese torna o político inelegível até 29 de Janeiro de 2.025.
Por que Zé Luiz aparece com possível inelegibilidade?
O problema de Zé Luiz está relacionado a pagamento irregular de subsídio integral ao então Vereador Anderson Cícero da Conceição Silva, porque o vereador faltou em sessão da Câmara, mas recebeu salários integralmente. em Abril de 2012. O Vereador Cícero deveria ter sido descontado em 50% de seus vencimentos e não foi.
A outra pendência é relativa a comprovação "inadequada" de despesas relacionadas a um valor de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais) por "ausência de transparência e modicidade".
O outro lado
O candidato a vice-prefeito em Sagres, José Luiz, foi procurado pela reportagem do Portal Metrópole de Notícias e se manifestou sobre o assunto por meio da seguinte nota:
ESCLARECIMENTO PÚBLICO
José Luiz - Candidato a Vice Prefeito (DEM)
Coligação "CORAGEM PARA MUDAR, HONESTIDADE PARA
GOVERNAR"- PP e DEM.
José Luiz candidato a Vice-Prefeito e a Coligação "CORAGEM PARA MUDAR, HONESTIDADE PARA GOVERNAR" integrada pelo PP e DEM do Município de Sagres-SP, com o merecido respeito a todos os cidadãos sagrenses e em homenagem aos princípios democráticos e da transparência que devem nortear a conduta de todos os cidadãos que colocam seus nomes ao legítimo escrutínio do eleitor/eleitora, vêm com o merecido respeito esclarecer, com absoluta tranquilidade e confiança na Justiça Eleitoral, que os fatos envolvendo os noticiados questionamentos sobre as ditas contas de 2012 da sua Presidência na Casa Legislativa de Sagres, estão sendo plenamente esclarecidos e demonstrado a total improcedência, isto por meio das adequadas vias legais, qual seja, no âmbito da Justiça Eleitoral da 163ª Zona Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz-SP, onde tramita regularmente o Pedido de Registro de sua Candidatura como Vice-Prefeito Sagres, na chapa também integrada por BETO PIRES como candidato a Prefeito de Sagres nas próximas eleições municipais.
Ressaltam, com toda serenidade e sem qualquer sobressalto, José Luiz, candidato a Vice-Prefeito, e a Coligação "CORAGEM PARA MUDAR, HONESTIDADE PARA GOVERNAR" do PP e DEM, cuja Chapa Majoritária integra com o candidato a Prefeito BETO PIRES (PP) do Município de Sagres, que estão totalmente seguros e plenamente confiantes no sucesso do abrangente e importante projeto de administração que desejam e almejam realizar pela comunidade sagrense ao sagrarem-se vitoriosos nas eleições municipais majoritárias de 15 de novembro de 2020.
Sagres-SP, 14 de outubro de 2020.