Zonas Eleitorais dão início à lacração de urnas

26/09/2018 07h08 Ao todo, são 608 dispositivos para 527 seções, referentes às 101ª e 402ª ZEs de Prudente; cerimônia é aberta à população.
Redação - Acally Toledo - Informações na Íntegra: O Imparcial, Presidente Prudente e Região
Zonas Eleitorais dão início à lacração de urnas Mário Coimbra lamenta falta de participação popular. (Foto: Marcio Oliveira)

Pontualmente às 14h, as 101ª e 402ª ZEs (zonas eleitorais) de Presidente Prudente, deram início ontem à cerimônia de geração de mídias, preparação e lacração de urnas eletrônicas. A menos de 15 dias das eleições, o procedimento deve ser finalizado até dia 4 de outubro. Ao todo, serão 608 dispositivos eletrônicos para voto, distribuídos em 527 seções eleitorais. Além de ser aberto à população, todo o processo é acompanhado pelos promotores eleitorais, bem como os juízes eleitorais.

Na 101ª ZE, serão acompanhadas 305 urnas para 264 seções eleitorais. O chefe do cartório, Fabiano de Lima Segalla, explica que nesse primeiro momento os trabalhos tangem aos meios eletrônicos, quando é feita a geração de mídias, com baixas dos arquivos para inseminação no hardware de cada aparelho. Nesse período inicial, é quando ocorre também a emissão das zerézimas, documento emitido da urna no qual comprova que estão registrados todos os candidatos e que não há nenhum voto computado.

Já na 402ª ZE, de acordo com o local, são 303 urnas a serem analisadas, e distribuídas em 263 seções eleitorais. À reportagem, o cartório informou que os editais foram publicados, informando o procedimento à população, aos partidos eleitorais e demais órgãos representantes, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Posteriormente, na etapa final, haverá a simulação de votos nas urnas, com a presença de todas as autoridades competentes. Uma vez que tudo ocorra dentro da normalidade, em 6 de outubro, dia anterior às eleições, os aparelhos são distribuídos aos locais credenciados como seção, onde passarão por monitoria fiscal de civis e até mesmo policial, até o dia seguinte.

Falta de adesão

Presente no início da cerimônia da 101ª ZE, o promotor responsável pelo local, Mário Coimbra, ressaltou a transparência presente em toda a cerimônia, com abertura à população, que pode fiscalizar. "Mas infelizmente, não há uma adesão das pessoas que podem e devem acompanhar", pondera. Assim como ele, Fabiano cita a situação em que, muitas vezes, a Justiça Eleitoral é taxada como "errada", em assuntos que colocam as urnas eletrônicas "como fraude". "Então, nesse momento, que o povo tem a chance de ver de perto tudo o que ocorre, não acontece", lamenta. Os interessados podem ver de perto o passo a passo até o dia 4, quando o procedimento se encerra.

SAIBA MAIS

Na 182ª Zona Eleitoral, também em Presidente Prudente, mas que atende municípios da região, de acordo com o TRE-SP, a cerimônia inicia hoje, a partir das 9h.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular