Defesa Civil alerta para onda de frio que deve atingir a região com mínima de 8ºC

17/08/2022 08h11 População pode ajudar com doações de cobertores e agasalhos destinados a moradores de rua.
Por G1, Presidente Prudente (SP)
Defesa Civil alerta para onda de frio que deve atingir a região com mínima de 8ºC (Foto: Defesa Civil)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para a chegada de uma frente fria que atingirá o Oeste Paulista, a partir desta quinta-feira (18). Temperaturas mínimas na região de Presidente Prudente (SP) devem chegar a 8ºC.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza ações para ajudar as pessoas em situação de rua, oferecendo-lhes abrigo, cobertores e agasalhos, com o objetivo de minimizar os efeitos das baixas temperaturas.

Como ajudar?

A população também pode colaborar com doações de cobertores e agasalhos diretamente na Defesa Civil, localizada na Avenida Paulo Marcondes, nº 2.030, no Jardim São Sebastião.

Também há a possibilidade de acionar uma viatura para retirar as doações, bastando enviar o endereço de retirada para o WhatsApp (18) 99744-0199.

Para receber os alertas da Defesa Civil gratuitamente, é necessário enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua residência para o número 40199.

Danos à saúde

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e à redução da umidade relativa do ar, da ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Por isso, a orientação da Defesa Civil é para mantê-los agasalhados.

Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

"Também recomendamos especial atenção às pessoas mais vulneráveis, como as em situação de rua", salientou a Defesa Civil.

Para mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular