O ar úmido e quente que está espalhado por quase todo o Brasil e a circulação do vento em vários níveis da atmosfera mantém as condições para a formação de muitas nuvens carregadas sobre as Regiões Norte, Centro-oeste, Sudeste e Nordeste.
As áreas de instabilidade pelo interior do país se juntam a frente fria e formam uma nova ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul. Este sistema vai atuar sobre o Brasil por vários dias e provocar muita chuva.
Uma massa de ar seco e frio, de origem polar, predomina sobre o Sul do Brasil e avança sobre o Mato Grosso do Sul e São Paulo. As áreas de instabilidade da ZCAS deixam muita nebulosidade e pancadas de chuva sobre a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil. Chove em geral à tarde e à noite, com raios e às vezes com vento forte
A chuva pode ocorrer a qualquer hora, com risco de raios e vento forte no oeste e centro-sul do AM, no sul do PA, no centro-sul do TO, no norte de MT, em GO (exceto no sul do estado), no DF, na BA, no ES, no RJ e em MG (exceto no Sul de MG e no Triângulo).
Em SP ocorrem pancadas de chuva só no extremo norte do estado. Em MS também só chove no norte do estado e na divisa com a Bolívia. Dia de sol e sem condições para chuva em quase todo o Sul do Brasil e em quase todas as áreas de MS e de SP. O leste de SP, do PR e de SC passam esta quarta-feira com muitas nuvens e períodos com sol.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O sol predomina durante praticamente todo o dia entre poucas nuvens. Não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 23% e 64%. A mínima é de 18° e a máxima 33°.