O ano de 2020 no Brasil certamente também será lembrado pela grande e intensa onda de calor que se espalhou pelo país entre o fim de setembro e o começo de outubro de 2020. Uma onda de calor histórica, que até o dia 6 de outubro de 2020, já havia quebrado recordes de calor de mais de 100 anos. Foi o que ocorreu em Cuiabá, que registrou 44,0°C no dia 30/9/2020.
Nesta quarta-feira, 7 de outubro, o sol forte e o tempo seco predominam na Região Nordeste, no Sudeste, em Goiás, leste de Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, centro-leste do Pará e no Tocantins. O tempo fica seco e quente também no centro-norte do Paraná.
Áreas de instabilidade crescem em parte do Norte e do Centro-Oeste provocando pancadas de chuva. Uma frente fria se afasta do litoral do Rio de Janeiro e deixa algumas nuvens carregadas entre o Rio, Minas e São Paulo.
Nuvens carregadas voltam a se formar no Sul do Brasil nesta quarta-feira.
Sol, muito calor e pancadas de chuva em poucos locais a partir da tarde no norte e leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, no Sul de Minas e Zona da Mata Mineira.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O sol predomina durante todo o dia entre poucas nuvens. Não chove e faz bastante calor. A umidade relativa do ar fica entre 10% e 39%. A mínima é de 24° e a máxima chega aos 42°.