A Zona de Convergência do Atlântico Sul voltou a se organizar sobre o Brasil. Suas áreas de instabilidade deixam nuvens carregadas sobre o Norte do Brasil, MT, GO, DF, MG, RJ e ES, que provocam chuva forte novamente nesta quarta-feira.
O ar frio de origem polar predomina sobre a Região Sul, SP e MS reduzindo a temperatura e a nebulosidade nestas áreas
A madrugada desta quarta-feira pode ser a mais fria do ano até agora na capitais São Paulo, com temperatura mínima prevista em 16,0°C, e em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, com temperatura mínima prevista em 18,0°C, No caso de Campo Grande, se o recorde ocorrer será pelo segundo dia consecutivo. Ontem, 8/2, a mínima em Campo Grande foi de 20,6°C, a menor do ano até agora.
As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul provocam muita nebulosidade e chuva frequente sobre quase toda a Região Norte, em MT, GO, DF, MG, RJ e ES, no Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP. Há risco de raios e de chuva forte e volumosa, que podem causar transtornos para a população
O Norte de SP e o Norte de MG, oeste/sudoeste da BA, PI, MA, RR e interior do AP têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite que também podem ser fortes
Sol e chuva rápida no centro, sul e leste de SP, no centro e leste do PR, em SC (exceto no oeste do estado), na serra e no litoral do RS, no litoral da BA, no leste de AL, de PE, da PB, no RN e no CE, exceto no sul do estado.
O sol e tempo seco predominam no interior do RS e na Grande Porto Alegre, no oeste de SC, no centro-oeste do PR, em MS e no extremo oeste de SP. Faz frio ao amanhecer na Região Sul.
Alerta para pancadas de chuva moderadas a fortes, isoladas, com raios e rajadas de vento fortes: norte de SP, centro e norte do ES (inclui Vitória), Triângulo Mineiro.
Atenção: ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 20% e 30% no centro, sul e oeste do RS, oeste de SC, centro-oeste/noroeste do PR, oeste de SP.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens, não está previsto chuva para hoje. a umidade relativa do ar fica entre 39% a 81%. A miníma é de 21 e a máxima chega aos 32°