O ar úmido se espalha mais sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil estimulando a ocorrência de chuva em mais áreas destas Regiões. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera gera nuvens carregadas sobre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Uma grande e forte massa de ar frio de origem polar influencia a costa do Sul e do Sudeste do Brasil provocando fortes ventos do mar para a terra, que injetam mais umidade sobre o continente.
Nuvens carregadas crescem por quase toda a Região Norte e também avançam do Atlântico Norte em direção a costa norte do Nordeste.
Áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil espalhando muitas nuvens e chuva por quase toda a Região. A chuva é mais frequente e volumosa na faixa litorânea e no noroeste do Paraná. O sol predomina apenas no sudoeste/oeste do Rio Grande do Sul. Há condições para chuva em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.
Na Região Sudeste, o sol e o tempo seco predominam no centro, norte e oeste de Minas Gerais. As demais áreas do Sudeste ficam sujeitas a chuva, mas principalmente à tarde e à noite, com risco de raios. O litoral norte do Rio De Janeiro e o Espírito Santo podem ter chuva a qualquer hora. As capitais Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo também terão chuva nesta quarta-feira, 9 de junho.
Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e de vento forte, no centro-oeste e sudeste de Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo, no norte do Paraná, na Grande Porto Alegre e planalto gaúcho, no planalto sul e norte catarinense e no Vale do Itajaí, na região dos Lagos e no litoral norte do Rio de Janeiro.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto com aumento de nuvens pela manhã e podem ocorrer pancadas de chuva a tarde e à noite. A probabilidade é de 80% de chances para até 08 milímetros de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 32% e 93%. A mínima é de 16° e a máxima chega aos 26°.