A circulação de ventos sobre a América do Sul está organizando a Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o Brasil. Esse é um sistema meteorológico típico do verão e provoca muita chuva em áreas do Norte, do Centro-Oeste e também do Sudeste do país.
As áreas de instabilidade associadas com a Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o Brasil podem ser percebidas pelas nuvens carregadas que se espalham sobre o Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio De Janeiro e se juntam com uma frente fria que está sobre o oceano próximo à costa do Rio de Janeiro.
Uma massa de ar seco deixa parte de Mato Grosso do Sul, do Sul do Brasil e parte de São Paulo com pouca nebulosidade e sem condições para chuva.
A previsão é de muita nebulosidade, com tempo instável e muitas pancadas de chuva sobre todos os estados da Região Norte, na faixa norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso, Goiás, no Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de janeiro, Espírito Santo, e também no centro-norte e leste do estado de São Paulo.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue com sol forte durante todo o dia e não chove. A umidade relativa do ar fica entre 32% e 84%. A mínima é de 21° e a máxima chega aos 32°.