Após recorde de calor do ano registrado nesta última terça-feira (11) no estado de Mato Grosso, com temperatura atingindo os 38 °C em Cuiabá, segundo dados do INMET e temperaturas mais elevadas no decorrer da tarde nos estados do Centro-Oeste, assim como em São Paulo. Os próximos dias serão marcados pelo avanço de uma massa de ar frio nestas áreas e temperaturas mais baixas.
Áreas de instabilidade deverão se intensificar sobre o Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (12), devido à influência de um ciclone extratropical que deverá se formar na costa da Região Sul entre a noite desta quarta e a madrugada de quinta (13). Os ventos ganharão força e o sul do estado ficará em alerta, com rajadas podendo alcançar os 70km/h. Além disso, há expectativa de pancadas de chuva com até forte intensidade no decorrer da noite.
São Paulo também deverá sentir a influência deste ciclone já na quarta (12), com previsão de pancadas de chuva com até moderada intensidade no sudoeste do estado e nas proximidades com o Paraná. As rajadas de vento começam ganhar força, mas ainda acontecem de forma moderada, variando de 40 a 50km/h na Grande SP e no interior do estado.
Na quinta-feira (13), com o avanço da frente fria a umidade aumenta pela manhã no estado de São Paulo, com destaque para o oeste e o sul paulista. Mas a partir da tarde o tempo volta ficar firme, mas o frio ganha força. As temperaturas já entram em declínio na noite desta quita.
Na retaguarda da frente fria, a entrada de uma massa fria e seca ganha força sobre muitos estados do centro-sul do Brasil, provocando uma queda mais acentuada de temperatura na sexta-feira (14). O sol e o tempo firme predominam por todo o Centro-Oeste e em praticamente todas as áreas de São Paulo, exceto no litoral norte, onde ainda pode ter chuva fraca.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol e terá aumento de nuvens ao longo do dia. Podem ocorrer pancadas de chuva a noite. A probabilidade é de 90% para até 8 milímetros de chuva. A mínima é de 18° e a máxima chega aos 32°