O ar quente e úmido que predomina sobre o Brasil estimula a formação de muitas nuvens carregadas em todas as Regiões do país, que provocam fortes pancadas de chuva.
Durante esta quarta-feira, 13 de Janeiro, uma frente fria continua avançando pelo litoral da Região Sul e se aproxima de São Paulo. Isso vai estimular o aumento da instabilidade sobre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Um vórtice ciclônico em altos níveis está facilitando a formação de áreas de instabilidade sobre a Região Nordeste do Brasil.
Essa quarta-feira é mais um dia muito instável sobre o Brasil. Muitas pancadas de chuva vão ocorrer ao longo do dia em praticamente todas as áreas do país.
Na maioria das áreas das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, as pancadas de chuva vão acontecer à tarde e à noite, mas pela manhã e em parte da tarde, o sol aparece por várias horas.
As pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora do dia no Norte do estado de São Paulo, nas áreas de fronteira de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul com a Bolívia , na região de Porto Velho, de Manaus e no Leste do Amazonas e também no extremo Norte do Amapá.
Alerta para temporais no centro-norte do estado de São Paulo, na região de Campinas, Vale do Paraíba e Mantiqueira, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e em todo centro-oeste de Minas Gerais.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo nublado. O tempo segue nublado e podem ocorrer pancadas de chuvas a qualquer hora do dia. A probabilidade é de 83% de chances para até 25 milímetros de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 47% e 82%. A mínima é de 23° e a máxima chega aos 32°.