Imagens de satélite desta terça-feira, 15 de setembro, evidenciaram focos de calor, que são indicativos de queimadas, em diversos pontos do estado de São Paulo. Estes focos aumentaram bastante desde o início de setembro e só no dia 13, pelo monitoramento do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - foram contabilizados 538 focos de calor no estado de São Paulo.
Podemos esperar por um aumento da fumaça sobre o estado de São Paulo na quinta e na sexta-feira, 18 de setembro, vinda em parte de Mato Grosso do Sul. O aumento da cobertura de fumaça vai favorecer a maior interação deste material particulado com a luz do sol aumentando a chance de termos aqueles tons alaranjados, avermelhados no pôr do sol no estado de São Paulo.
Com o aumento das condições para chuva no fim de semana, com a chegada de uma grande frente fria sobre a Região Sudeste, o efeito da camada de fumaça será menos perceptível. Esta frente fria deve provocar chuva em todo o estado de São Paulo durante o próximo fim de semana, 19 e 20 de setembro.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O sol predomina durante todo o dia, sem nuvens no céu. A umidade relativa do ar continua com índices muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e oscila entre 13% e 48%. É importante beber bastante água. A mínima é de 18° e a máxima chega aos 37°.