Grandes áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas sobre parte do Norte, do Centro-Oeste, do Nordeste e Sudeste do Brasil, associadas a uma frente fria que está próxima ao litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo.
Esta junção representa a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um sistema meteorológico provedor de muita chuva e que ocorre nos meses de primavera e verão sobre o Brasil. Esta é a primeira ZCAS da primavera de 2022.
Uma massa de ar seco de origem polar influencia a Região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, avançando também sobre o Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e de Mato Grosso. A presença do ar seco deixa o tempo firme, com pouca chance de chuva.
O ar seco predomina sobre o Sul do Brasil, deixando o tempo firme, com predomínio de sol e poucas nuvens em quase toda a região. Não há previsão de chuva. A tarde é quente em todo o Sul do Brasil. Temperaturas de 32°C a 34°C devem ser observadas em muitas áreas.
Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul provocam muitas nuvens e chuva sobre o centro, norte e leste de Minas Gerais,no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro.
O sol predomina no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro. O Vale do Paraíba e Sul de Minas têm sol e pancadas de chuva a partir da tarde. O centro-sul fluminense tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora.
Uma massa de ar seco predomina em Mato Grosso do Sul, no Sul de Goiás e de Mato Grosso. O sol fica forte o dia todo nestas regiões, faz muito calor, a umidade do ar fica baixa e não chove.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com tempo aberto. Não chove nesta quarta-feira. A umidade relativa do ar fica entre 24% a 71%. A mínima é de 15° e a máxima chega aos 31°