O ar quente e úmido está espalhado por quase todo Brasil, e com a circulação de ventos favorável, nuvens bastante carregadas estão se formando por quase todo país. A tendência nesta quarta-feira é de aumento da instabilidade sobre a Região Sul do Brasil voltando a chover forte. O ar seco predomina sobre algumas áreas do Sudeste, do Nordeste do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.
Esta é a última quarta-feira da primavera. O verão começa oficialmente na segunda-feira, 21 de dezembro.
Para todas as outras áreas do Brasil há previsão de pancadas de chuva nesta quarta-feira, principalmente à tarde e à noite. Antes da chuva ocorrem em períodos com sol e faz calor. As pancadas de chuva acontecem muitas vezes com raios e com moderada a forte intensidade.
A região entre o centro-sul de Mato Grosso do Sul, o extremo oeste de São Paulo, e o centro-oeste do Paraná vai ter pancadas de chuva desde cedo e com risco de temporais. A região de Bagé e de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, podem ter chuva a qualquer hora do dia.
Fortes pancadas de chuva podem acontecer no decorrer desta quarta-feira em muitas áreas da região norte no Maranhão, no centro-norte do Piauí, no interior do Ceará e também em muitas áreas da região sul de Mato Grosso do Sul, de São Paulo, Rio de janeiro, Sul de Goiás, triângulo mineiro e o sul de Minas.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue com sol e aumento de nuvens durante a amanhã, e podem ocorrer pancadas de chuva a tarde e à noite. A probabilidade é de 90% de chances para até 30 milímetros de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 39% e 92%. A mínima é de 22° e a máxima chega aos 33°.