Uma grande massa de ar seco predomina sobre o interior do Brasil e inibe o crescimento de nuvens carregadas na maior parte do país. As nuvens de chuva estão se formando especialmente no Norte e no Nordeste, onde tem bastante ar quente e úmido. A presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCIT) no perto da costa norte do Brasil ajuda a manter as condições para chuva nestas regiões.
O calor ainda predomina no país. A tarde é quente em quase todas as regiões, mas no Sul e no Sudeste, o dia amanhece com frio.
O ar seco predomina sobre a maioria das áreas do Sul, Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil deixando o tempo firme, com muito sol e poucas nuvens. Mas nesta quarta-feira, algumas pancadas de chuva ainda podem ocorrer a partir da tarde no norte de MT.
Chove rapidamente no litoral norte o ES, mas o sol aparece o dia todo. Rápidas pancadas de chuva também podem ocorrer à tarde e no começo da noite na divisa de MG com RJ, incluindo áreas na região serrana do estado do Rio e na Zona da Mata Mineira. Mas não há motivo de preocupação. A chuva que ocorrer será em poucas áreas e não tem risco de temporal.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 12% e 20% no centro, norte e oeste de MS
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no oeste de MG, centro, norte e oeste de SP, oeste do PR e de SC
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Não chove nesta quarta-feira, a umidade relativa do ar fica entre 38% a 79%. A mínima é de 18° e a máxima chega aos 31°