Julho normalmente é um mês de seca no Brasil. É normal chover pouco ou nem chover em grande parte do Brasil. A chuva é bastante dependente da passagem das frentes fria, pois com a umidade escassa, as grandes nuvens não se formam mais à tarde.
Um bloqueio atmosférico começou a ser observado no início desta semana e persiste por mais alguns dias. Esta situação será modificada por duas frentes frias. No período de 22 a 31 de julho, grande parte do Brasil terá pouca nebulosidade e as condições para chuva continuam baixas. O alerta é para muitas horas consecutivas com níveis de umidade no ar muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de valores em torno dos 60%.
A primeira frente fria avança pelo litoral do Sudeste só com aumento de nuvens, já a segunda começa a influenciar o Brasil no dia 27 de julho e até o dia 31 terá grande chance de provocar chuva em todo o estado São Paulo.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanhe com tempo aberto e temperatura amena. O sol predomina durante todo o dia, entre poucas nuvens e não chove. A umidade relativa do ar oscila entre 25% e 68%, índices bem abaixo do recomendado, portanto é importante beber bastante água. A mínima para hoje é de 19° e a máxima 31°.