O ar quente e úmido forma nuvens carregadas sobre vários estados da Região Norte do Brasil que provocam pancadas de chuva, por vezes de forte intensidade.
Um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o oceano produz ventos marítimos moderados e persistentes que espalham muita umidade pelo leste do Nordeste e do Sudeste. Muitas nuvens se formam nestas regiões próximas do mar.
Áreas de instabilidade se desenvolvem sobre o norte da Argentina no decorrer desta quarta-feira, 23 de junho, que vão atingir parte do Sul do Brasil.
Durante esta quarta-feira, 23 de junho, nuvens carregadas se espalham sobre o Rio Grande do Sul e provocam chuva desde cedo no centro-oeste do estado. No sul e sudeste gaúcho, região de Bagé e de Pelotas, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde. As demais áreas gaúchas, os estados de Santa Catarina e do Paraná têm sol e aumento de nuvens ao longo do dia, mas não há previsão de chuva.
A maioria das áreas da Região Sudeste tem uma quarta-feira com sol, com tarde quente e seca. O leste de São Paulo, a Zona da Mata Mineira, o Vale do Rio Doce, o Vale do Jequitinhonha, o interior do Rio De Janeiro e do Espírito Santo passam o dia com muitas nuvens, mas o sol aparece e não chove. O litoral fluminense e capixaba, incluindo as capitais Rio de Janeiro e Vitória, podem ter chuva fraca, mas o sol aparece um pouco. Dia quente em Belo Horizonte e ainda frio em São Paulo.
Atenção para o ar muito seco ,com umidade relativa do ar entre 21% a 30% nas demais áreas de Goiás e de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no Distrito Federal, no centro-oeste da Bahia, no centro-sul do Piauí, sul do Maranhão, no centro, sul, oeste e sul do Tocantins, oeste de Minas Gerais, norte e oeste de São Paulo.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 35% e 84%. A mínima é de 17° e a máxima chega aos 27°.