O ar úmido e quente predomina sobre o Brasil e áreas de instabilidade crescem em vários locais de todas as regiões do país. A circulação dos ventos de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) estimula o crescimento de muitas nuvens no litoral da Bahia.
A combinação da atuação do VCAN e da Zona de Convergência Intertropical espalha muita nebulosidade na costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte.
Uma frente fria chega ao RS nesta quarta-feira, 26 de janeiro, e começa a quebrar o bloqueio atmosférico causado por uma forte massa de ar quente, que se estabeleceu sobre o centro da América do Sul desde meados de janeiro. Esta frente fria estimula o aumento da nebulosidade e da chuva sobre o Sul do Brasil.
Esta quarta-feira será quente e abafada no Brasil, com condições para pancadas de chuva com raios em todos os estados brasileiros. Estas pancadas podem ter forte intensidade, mesmo atingindo pequenas áreas.
Na maioria das áreas do Sul, do Sudeste e de MS, a chuva ocorre de forma isolada a partir da tarde, mas pode ser forte.
A partir da quinta-feira, 27, a onda de calor começa a enfraquecer com o deslocamento desta frente fria sobre o Sul do Brasil.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O sol predomina entre algumas nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva. A probabilidade é de 83% para até 15 milímetros de chuva. A mínima é de 22° e a máxima chega aos 36°.