Uma frente fria avança no mar e passa pelo litoral da Região Sul, mas sem causar grandes mudanças no tempo sobre o continente. Um grande ciclone extratropical está associado a esta frente fria, mas também movimenta-se sobre mar, afastando-se da costa da Argentina e do Uruguai.
O ar frio e seco de origem polar atua sobre o Sul do Brasil, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste mantendo a temperatura baixa à noite e ao amanhecer e dificultando a formação de grandes nuvens.
Nuvens carregadas crescem no extremo norte do Brasil, onde há maior disponibilidade de de umidade e de calor.
O ar seco predomina sobre quase todo o Brasil nesta quarta-feira, 26 de maio Por isso, quase todo o país tem um dia com muito sol, pouca nebulosidade e sem condições para chuva
A presença do ar frio de origem polar ainda deixa madrugada e o começo da manhã muito frios nos estados do Sul, em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no estado do Rio De Janeiro. Há condições para geada no sul do Rio Grande do Sul (fronteira com o Uruguai), na serra gaúcha e catarinense e nas regiões de planalto de Santa Catarina. Ainda podem ocorrer temperaturas um pouco abaixo de 0°C nas regiões elevadas.
Um novo recorde de menor temperatura para este ano pode ocorrer na madrugada desta quarta-feira, 26 de maio, nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro.
Há previsão de algumas pancadas de chuva no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce, na região serrana do Rio de Janeiro, no Vale do Paraíba em São Paulo e no Sul Fluminense e também no nordeste de São Paulo, região de São Carlos, Pirassununga, Campinas e Mococa.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia, com algumas nuvens e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 23% e 44%. A mínima é de 17° e a máxima chega aos 29°.