A intensa e longa onda de calor que começou a se instalar sobre o Brasil em 17 de setembro de 2023 finalmente está chegando ao fim, depois de muitos 40°C 41°C e até 43°C pelo Brasil.
O fim da onda de calor começa com a formação de frente fria no Sul, associada a um ciclone extratropical, e o enfraquecimento do grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o Centro-Oeste e o Sudeste!
O ciclone se forma sobre o mar e se afasta rapidamente da Região Sul, enquanto a frente fria avança na direção de São Paulo e ao Mato Grosso do Sul.
Mas atenção! Frente fria avança sobre sobre o Sudeste e encontra calorão, o que aumenta o risco de temporais nesta quarta-feira em São Paulo.
Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar 40°C ou mais nesta quarta-feira, mas o calorão começa a ir embora nesta quinta, 28 de setembro.
Com máximas previstas em 41°C para o Rio De Janeiro, 38°C para Vitória e 39°C para Belo Horizonte, as três capitais ainda podem ter recorde de calor nesta quarta.
Na quinta, sexta e no fim de semana, as pancadas de chuva vão ocorrer em praticamente toda a Região Sudeste e as temperaturas voltam ao normal.
A maior temperatura registradas no Brasil ontem terça-feira foi 43,5°C São Romão/MG.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Pode ter pancadas de chuva a tarde. A probabilidade é de 90% para até 7 milímetros de chuva. A mínima é de 24° e a máxima chega aos 37°