As nuvens carregadas de uma frente fria se espalham sobre SP, MS e RJ, no sul de MG. No decorrer do dia, as nuvens do ciclone extratropical associado com esta frente fria avançam sobre o sul e leste do Rio Grande do Sul e sobre o sul de Santa Catarina proporcionando condições para a ocorrência de precipitações de inverno, incluindo a neve.
A maior parte do Brasil continua com pouca nebulosidade por causa da umidade relativa do ar muito baixa. Nuvens de chuva se formam sobre vários locais do Norte do país e pelo litoral do Nordeste.
Uma forte frente fria avança sobre o Brasil associada com uma intensa onda de frio. A temperatura cai muito e faz frio o dia todo no Sul do Brasil, em Mato Grosso do Sul, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira e no centro-sul do Rio De Janeiro. No Sudeste, as áreas de instabilidade de uma frente fria provocam chuva em SP, no sul de MG, na Zona da Mata Mineira e no estado do Rio de Janeiro.
O ciclone extratropical sobre o mar, na costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, causando vento forte em uma vasta área oceânica. Isto deixa o mar muito agitado e gera grandes ondas que vão se espalhar pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2021. A lua cheia vai ajudar e elevar o mar e a aumentar a altura das ondas.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento na região do Grande Rio, na Grande SP, e no Vale do Paraíba, no centro-norte de Roraima, no Amapá e litoral do Pará.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo nublado e bastante frio. O tempo segue nublado durante todo o dia e podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A umidade relativa do ar fica entre 15% e 71%. A mínima é de 7° e a máxima chega aos 15°.