A semana começou com um frio intenso em várias regiões do Brasil, resultado da passagem de uma forte massa de ar polar. Essa massa de ar frio, a quarta do inverno e a segunda mais abrangente do mês de agosto, trouxe temperaturas baixíssimas para diversas áreas, especialmente no Centro-Oeste e até no Norte do país. O impacto foi sentido de maneira significativa em cidades como Marsilac e Parelheiros, na zona sul de São Paulo, onde os termômetros registraram -2ºC e -1ºC, respectivamente. Campos do Jordão, conhecido por seu Clima frio, também marcou -1ºC.
No litoral paulista, as temperaturas também despencaram, com Peruíbe registrando 6,2ºC, Bertioga 9,5ºC e Iguape 5,7ºC. A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) não ficou de fora, com algumas áreas registrando geada nesta manhã de terça-feira. No Aeroporto de Guarulhos, a temperatura chegou a 3ºC às 5h da manhã, enquanto em Congonhas os termômetros marcaram apenas 4ºC.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o sol aparece entre algumas nuvens. Não chove. A umidade relativa do ar fica entre 24% e 65%. A mínima é de 10° e a máxima é de 24°.