Uma forte frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul. Este sistema já provocou fortes pancadas de chuva e ventos fortes na noite de ontem e no começo da madrugada desta quarta-feira. Uruguaiana teve rajadas de até 70 km/h por volta da 1 hora da madrugada. Enormes pedras de granizo caíram sobre Morro Redondo, na região de Pelotas.
No decorrer desta quarta-feira, esta frente fria avança sobre o Sul do Brasil e deve espalhar nuvens com potencial para temporais também sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. Os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul também vão sentir um aumento da nebulosidade e das condições para chuva nesta quarta-feira por causa da aproximação desta frente fria.
Uma forte queda de temperatura está sendo esperada para os estados do Sul do Brasil, em São Paulo e Mato Grosso do Sul, para o centro-oeste Sul de Mato Grosso, por causa da entrada do ar frio de origem polar. Essa queda de temperatura começa a ocorrer nesta quarta-feira, sobre o Sul do país e vai se estendendo sobre as outras áreas citadas até o final desta semana.
Toda a Região Sul do Brasil fica em alerta para muita chuva no decorrer desta quarta-feira. Grandes volumes de chuva e ventania devem ser observados especialmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Há risco de chuva e vento forte nas três capitais. Na fronteira com o Uruguai, a chuva vai parando no decorrer da tarde.
A maioria das áreas da Região Sudeste e do Centro-Oeste do país tem sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite nesta quarta-feira. Chove desde cedo no sul e oeste de Mato Grosso do Sul. O norte de Mato Grosso tem chuva a qualquer hora. No centro-norte e leste de Minas Gerais, o sol forte o tempo seco predominam e não chove.
Alerta para chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Campo Grande
Atenção para chuva moderada a forte e com raios, de forma isolada: no centro, leste e norte do PR, em SP (exceto na Grande SP, no norte do estado e no litoral norte), na Vale do Paraíba no RJ, no Sul de MG e na Zona da Mata Mineira.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Podem ocorrer pancadas de chuva a tarde e a noite. A probabilidade é de 90% para até 10 milímetros de chuva. A mínima é de 21° e a máxima chega aos 33°