Uma grande frente fria avança sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil e nesta quarta-feira vai chegar ao norte de Minas Gerais, Tocantins e Bahia. Mas agora, esse sistema quase não provoca chuva sobre o interior do país, só muita nebulosidade e muito frio. Foi essa frente fria que trouxe a forte e grande massa de ar frio de origem polar, que está gelando o país, com neve no Sul e temperaturas abaixo de zero. Algumas nuvens carregadas crescem no extremo norte do Brasil onde existe muita umidade e calor.
Um fenômeno incomum ocorre sobre o mar, perto do litoral do Rio Grande do Sul. É uma tempestade subtropical que se formou e foi batizada pela Marinha do Brasil de Raoni, que quer dizer “grande guerreiro”, em tupi-guarani. A formação de tempestades subtropicais é mais comum na costa da Região Sudeste
Esta quarta-feira é com muito frio e sol em grande parte do país. O centro da onda de frio que chegou ao Brasil, que é a região mais forte do sistema, vai passar sobre a Região Sul. Mas nesta situação, o ar gelado se espalha com força pelo Sudeste, Centro-Oeste e até para o Norte do país. Esta massa de ar frio é muito forte e mesmo com a presença do sol, a sensação ainda será de frio, principalmente dentro de casa
O sol vai aparecer forte por quase todo o Brasil, mas a presença do ar gelado vai manter a sensação de frio sobre o Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.
Por causa do frio intenso, o dia amanhece com geada em quase todo o interior do Sul do Brasil, no centro, oeste e sul de São Paulo, no centro, leste, sul e oeste de Mato Grosso do Sul. A geada pode ser forte no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul porque tem previsão de temperatura abaixo de 0°C.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto e bem gelado. O tempo segue aberto durante todo o dia e não chove. A umidade relativa do ar fica entre 21% e 75%. A mínima é de 2° e a máxima chega aos 19°.