Nos próximos dias, um corredor de umidade vai se organizar sobre o Brasil, conectando as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Essa configuração atmosférica, embora semelhante à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), não atende a todos os critérios para ser classificada como tal.
Em vez disso, o clima no Brasil nos próximos dias será impulsionado pela Oscilação de Madden-Julian (OMJ). O MJO é uma onda atmosférica que atravessa o globo, trazendo umidade e favorecendo chuvas nas regiões por onde passa. A OMJ está ativa e deve influenciar principalmente a faixa central do país, intensificando a formação de áreas de instabilidade que aumentarão a umidade e a ocorrência de chuvas, especialmente no Centro-Oeste e Amazônia.
Além da influência do MJO, duas frentes frias recentes já trouxeram volumes significativos de chuva para o Brasil nesta segunda quinzena de outubro. Estados como Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso tiveram acumulados acima da média para o mês, com chuvas volumosas também no norte de São Paulo.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. A umidade relativa do ar fica entre 37% e 77%. A mínima é de 21° e a máxima é de 33°.