Nuvens carregadas crescem sobre o Norte, Centro-oeste e Sudeste do Brasil por causa da grande quantidade de ar úmido e quente sobre estas Regiões. O ar quente e úmido que está espalhado por quase todo o Brasil forma nuvens carregadas que provocam muitas pancadas de chuva, até de forte intensidade.
Região Sul do Brasil tem várias horas com sol forte e calor nesta quarta-feira. Já para região do Sul de Minas, a previsão é de um dia com tempo instável, com muitas nuvens e alguns períodos de sol. As pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia. A partir da tarde a chuva se espalha por São Paulo e, há risco de raios, de ventos fortes e de chuva forte, inclusive na Grande São Paulo. O volume de chuva na capital paulista já superou a média em dezembro.
A Grande São Paulo tem mais temporais e risco de alagamento nesta quarta-feira. Outras áreas do interior e do litoral estado também podem ter problemas com a chuva volumosa até o dia 1 de janeiro de 2021.
O temporal que caiu sobre a cidade de São Paulo entre a tarde e a noite da terça-feira, 29 de dezembro, deixou ruas alagadas em vários bairros e ocasionou o transbordamento dos córregos Pirajuçara e Morro do S.
A chuva intensa foi provocada por nuvens carregadas que se formaram também sobre a região da Grande São Paulo, e pelo interior paulista, por causa do calor, da umidade do ar elevada e da circulação de ventos favorável, em vários níveis da atmosfera
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue com sol e aumento de nuvens durante a manhã, e podem ocorrer pancadas de chuva rápida a qualquer hora do dia. A umidade relativa do ar fica entre 35% e 80%. A mínima é de 22° e a máxima chega aos 32°.