O ar quente e úmido que predomina sobre o centro-norte do Brasil estimula a formação de nuvens bastante carregadas nos estados da Região Norte e em muitas áreas do Nordeste. Uma área de baixa pressão atmosférica está se intensificando na costa da região Sul e forma nuvens pesadas sobre o mar.
A circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera está estimulando a formação de algumas nuvens carregadas em parte da Região Sudeste.
O ar seco avança sobre o interior da Região Sul e nesta quarta-feira atinge parte do interior de São Paulo e também o Mato Grosso do Sul. Por isso muitas áreas destas regiões ficam com pouca nebulosidade nesta quarta-feira, sol forte e sem condições para chuva. Na Região Sul há condições para pancadas de chuva no leste dos estados, onde está todo o litoral e também a região da grande Porto Alegre, o Vale do Itajaí e as áreas serranas do Rio Grande do Sul de Santa Catarina.
As áreas de instabilidade aumentam na Região Sudeste. Nesta quarta-feira há condições para pancadas de chuva à tarde e à noite sobre Minas Gerais, no norte e leste de São Paulo e no Espírito Santo. No litoral norte de São Paulo, no Vale do Paraíba paulista e também no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio de Janeiro, as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora. O centro-oeste do estado de São Paulo tem um dia de sol com algumas nuvens, mas sem chuva.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia, e não chove. A umidade relativa do ar fica entre 28% e 90%. A mínima é de 19° e a máxima chega aos 31°.