A frente fria que se formou no Sul do Brasil avança e provoca mudanças no estado de São Paulo ao longo desta quinta-feira. O tempo ainda não fica completamente fechado, mas depois de um dia extremamente quente e seco, o tempo fica mais instável no estado.
A frente fria segue avançando ao longo da quinta-feira e a previsão indica chuva em todas as áreas paulistas ao longo do dia. Nas primeiras horas do dia, já chovia em áreas do noroeste paulista, entre o sul do estado e a Baixada Santista e também houve períodos de chuviscos na Grande SP. Ao longo da manhã o sol consegue aparecer, variando com períodos nublados e as temperaturas ainda sobem nesta quinta, será um dia abafado.
Nas primeiras horas da tarde a chuva já retorna e de forma mais intensa. A chuva não será volumosa para reverter quadro de seca e ainda não será suficiente para aliviar a situação dos reservatórios, mas é alto o risco de chuva moderada a forte, com raios, trovoadas e rajadas de vento. Não dá para descartar alguns transtornos.
Os maiores volumes são previstos para o sul do estado, entre o litoral sul e o Vale do Ribeira. Há risco de temporais nestas áreas.
A virada do vento associada a este sistema deve ocorrer mais a partir da tarde, com isso, o fim do dia já será mais fresco. Entre sexta e sábado as temperaturas ficam mais amenas no sul e leste do estado, inclusive na capital.
A passagem da frente fria também provoca mudanças no tempo no estado fluminense. A quinta-feira (09) ainda vai ser marcada por sol, calor e temperaturas altas no estado, no decorrer do dia a nebulosidade aumenta e há possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas entre a tarde e à noite. No litoral pode ventar com rajadas em torno dos 40 a 65 km/h.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo nublado. O tempo segue nublado durante todo o dia, o sol aparece em alguns momentos e podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora do dia. A probabilidade, é de 80% para até 15mm de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 19% e 54%. A mínima é de 21° e a máxima chega aos 29°.