A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, e a chegada de uma nova frente fria, estimulam a formação de nuvens pesadas sobre os estados do Sul do Brasil, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, que podem provocar chuva de forte intensidade.
Várias áreas de instabilidade continuam crescendo em quase todos os estados da Região Norte por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade.
A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre o extremo norte do Nordeste.
Nesta quinta-feira, 10 de junho, o tempo fica instável sobre a Região Sul do Brasil. Quase todas as áreas passam o dia com pancadas de chuva e muitas nuvens, com alguns períodos de melhoria. A fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai não terá chuva, mas o céu fica com muitas nuvens. Chove na maior parte do dia no Norte do Paraná. Há risco de chuva forte nos três estados da Região Sul e nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Dia chuvoso no extremo oeste do estado de São Paulo. No centro-oeste e sul paulista há condições para fortes pancadas de chuva ao longo do dia. Na Grande São Paulo e nas demais áreas do estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata mineira, na Grande Belo Horizonte e na maioria das áreas do Rio De Janeiro, o sol aparece ao longo do dia e as pancadas de chuva acontecem à tarde ou à noite, com risco de raios.
Quinta-feira com alerta para temporais na Grande Porto Alegre, litoral norte, Serra, Planalto e Noroeste do Rio Grande do Sul, na Serra catarinense, Sul, Planalto Sul, Centro-Oeste de Santa Catarina e Grande Florianópolis, Norte/Oeste do Paraná, centro-oeste de São Paulo, no oeste e sul de Mato Grosso do Sul.
Também ficam em atenção para chuva moderada a forte e raios a região de Campo Grande e áreas ao centro-leste de Mato Grosso do Sul, leste e nordeste de São Paulo e Sul de Minas.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo nublado e bastante chuva. O tempo segue nublado durante todo o dia e podem ocorrer mais pancadas de chuva durante o dia. A probabilidade é de 90% de chances para até 35 milímetros de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 33% e 93%. A mínima é de 18° e a máxima chega aos 22°.