As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) estão espalhadas pelos estados do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. As nuvens carregadas se espalham sobre estas Regiões e provocam fortes pancadas de chuva, que deixam grandes acumulados em poucas horas.
Durante a noite da quarta-feira, 10 de novembro, e na madrugada desta quinta-feira, 11, foram observados volumes de chuva extremamente elevados nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul continua muito ativa nesta quinta-feira sobre os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul e São Paulo. Para Mato Grosso do Sul, o maior risco de temporais é para o norte e noroeste do estado, nas regiões mais próximas a Goiás e ao Mato Grosso.
Entre esta quinta-feira, 11 de novembro, e a próxima sexta-feira, 12, o predomínio será de tempo encoberto com pancadas de chuva também em grande parte do estado de São Paulo.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com céu bastante nublado. O sol aparece em alguns momentos, entre muitas nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva. A probabilidade é de 90% de chances para até 8 milímetros de chuva. A mínima é de 19° e a máxima pode chegar aos 31°.