Os serviços de meteorologia afirmam que grande parte do Brasil vai enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio a partir da próxima segunda-feira (16). De acordo com especialistas os termômetros devem ficar abaixo de 10°C em São Paulo, há previsão de neve e "chuva congelante" para estados do Sul e geadas para outros trechos do país.
Serão diretamente impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil. O ápice será entre os dias 16 e 22. Segundo especialistas, o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, o que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada "chuva congelante".
Um dos marcos deste frio atípico é a previsão de temperatura abaixo de 10°C em São Paulo. A previsão mais recente considera a possibilidade de mínimas em torno de 7 a 9°C na semana que vem.
No sul, há condições para temperaturas abaixo de zero. Em Urupema, é possível que os termômetros cheguem a -8°C.
Na Região Sudeste, nesta quinta-feira, o sol aparece ao longo do dia em todos os estados, quase sempre com um pouco de nebulosidade. Mas só há previsão de pancadas de chuva no leste e norte de SP, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Não chove nesta quinta-feira. A umidade relativa do ar fica entre 27% a 88%. A mínima é de 13° e a máxima chega aos 26°