Uma grande massa de ar seco permanece sobre o Brasil. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens sobre a maioria das áreas do país.
Áreas de instabilidade se afastam do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, depois de provocarem temporais com muito granizo na serra catarinense. Mas nesta quinta-feira, uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e traz nuvens carregadas para o estado
Outras nuvens de chuva crescem sobre parte da Região Norte, por causa do ar quente e úmido, e pelo litoral leste do Nordeste.
Esta quinta é de alerta para o ar muito seco em grande parte do interior do país. A secura do ar, que é comum nesta época do ano, impede a formação das nuvens e assim o sol fica forte o dia todo, na maioria das áreas do Brasil. É dia de calorão, com temperaturas acima da média para este mês especialmente no centro-sul do país.
Há chance de recorde de calor para o ano nas capitais Cuiabá, Campo Grande e Teresina. As capitais São Paulo, Curitiba e Porto Alegre podem ter a tarde mais quente desde abril e março.
Tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O restante da Região Sul terá ventos moderados a fortes e algumas nuvens, mas sem a chuva.
É o sol forte e o ar seco que predominam no restante da Região Sudeste, em todo Centro-Oeste e na maioria das áreas do Nordeste. A umidade relativa do ar ficará entre 20% e 30% por várias horas consecutivas, mas em algumas áreas, o nível de umidade fica em torno de 12%.
Situação de emergência para o ar extremamente seco, com nível de umidade no ar que pode ficar abaixo de 12% no oeste, centro-sul e leste de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, incluindo as capitais Cuiabá e Campo Grande.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia, faz bastante calor e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 14% e 40%. A mínima é de 23° e a máxima chega aos 37°.