Nuvens carregadas crescem em vários estados da Região Norte por causa do excesso de umidade e de calor. A maioria dos estados brasileiros está com pouca nebulosidade por causa da presença de ar seco.
Faixas de nuvens altas se afastam do litoral da Bahia. Uma frente fria se afasta do litoral do Espírito Santo e deixa um grande ciclone extratropical atuando na costa da Região Sul do Brasil. Novas áreas de instabilidade crescem entre Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul começando a mudar o tempo no extremo sul do Brasil.
Quase todos os estados brasileiros passam esta quinta-feira, 20 de maio, com muito sol e pouca nebulosidade. O ar muito seco pode incomodar muita gente nas horas mais quentes do dia, pois o nível de umidade do ar deve ficar muito abaixo do confortável para o ser humano.
Há condições para nevoeiro ao amanhecer no leste e nordeste de São Paulo, nas áreas de vales e serras do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Para Santa Catarina e Paraná, a previsão ainda é de sol ao longo do dia, com alguma nebulosidade, mas sem expectativa de chuva.
Em toda a Região Sudeste e em praticamente todo o Centro-Oeste do Brasil, o sol brilha forte nesta quinta-feira e o céu fica com pouca nebulosidade. O dia amanhece frio, mas com a presença do sol desde cedo, esquenta rapidamente e a tarde é relativamente quente. O ar parado e a falta de chuva deixam a grande São Paulo mais poluída. Há possibilidade de algumas pancadas de chuva no extremo noroeste de Mato Grosso, divisa com Amazonas.
Atenção para o ar seco, com o nível de umidade entre 20% e 30%, em praticamente todas as áreas de Minas Gerais, nas demais áreas de São Paulo, do Paraná, no oeste de Santa Catarina, em Goiás, no Distrito Federal, no centro-oeste da Bahia, no sul do Tocantins, no centro-sul e leste de Mato Grosso e no oeste, sul e norte de Mato Grosso do Sul .
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia, faz bastante calor e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 18% e 63%. A mínima é de 16° e a máxima chega aos 32°.