Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa a estação do retorno da chuva regular e aumento do calor. Em anos normais, no decorrer da estação, as pancadas de chuva à tarde e/ou à noite vão ocorrendo mais espontaneamente sobre áreas da Região Sudeste.
No estado de São Paulo a primavera começa chuvosa, com acumulados acima da média e condições para vários dias de tempo severo e tempestades com granizo, mas, termina com acumulados abaixo da média e as temperaturas mais altas.
O início da primavera deve ser marcado por calor no estado de São Paulo. A chuva retorna na primeira quinzena de outubro, mas de forma irregular, com alguns períodos de temperaturas altas, principalmente em áreas do interior e norte do estado.
A partir da segunda quinzena do mês de outubro, a chuva toma forma, e as pancadas serão mais frequentes. Conforme a chuva regulariza o calor extremo também diminui.
O tempo segue bastante úmido por todo litoral e faixa leste do estado nesta quinta-feira (23). Em relação ao começo da semana, a temperatura vai cair bastante e a sensação será até de um pouco de frio nestas áreas.
Não há condições para frio intenso, mas o calor vai diminuir bastante e a sensação volta a ser de um pouco de frio em algumas regiões. A chuva chega também ao sul e leste do estado de Minas Gerais e ao Espírito Santo.
A passagem dessa frente fria não vai trazer grandes volumes de chuva que sejam capazes de reverter a seca no interior da Região. Os volumes também não são expressivos para a agricultura e para o abastecimento dos reservatórios. Mas, de qualquer forma, ajuda a limpar um pouco a atmosfera. A chuva e o vento vão auxiliar na dispersão dos poluentes sobre a faixa leste do Sudeste, com isso a qualidade do ar fica melhor em relação aos dias extremamente quentes e secos.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia e não chove. A umidade relativa do ar fica entre 21% e 61%. A mínima é de 14° e a máxima chega aos 31°.