O estado de São Paulo permanece dentro da área de atuação de uma forte onda de calor, que se espalhou pelo Brasil nesta terceira semana de agosto de 2023. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperaturas de 38°C na quarta-feira, 23, que muito provavelmente foi o dia mais quente no estado neste ano, até agora. Mas o calor pode aumentar em várias regiões paulistas nesta quinta-feira, 24 de agosto.
As 6 maiores temperaturas em São Paulo ontem, na quarta-feira foram registradas em:
Bertioga: 38,4°C
Valparaiso: 37,7°C
José Bonifácio: 37,4°C
Dracena e Lins: 37,3°C
Rancharia: 37,2°C
Uma frente fria avança pelo litoral paulista nesta quinta-feira e algumas pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde ou à noite na divisa com o Paraná, em áreas do Sul e do Leste do estado de São Paulo. Para a Grande São Paulo, a previsão é de que chova à noite.
Mesmo com esta expectativa de um pouco de chuva, o dia todo ainda será muito quente, com temperaturas excepcionalmente elevadas para um dia de agosto. Marcas próximas dos 40°C podem ser registradas no interior do estado.
Condições para chuva aumentam nesta sexta-feira, 25 de agosto, e no último fim de semana do mês, com a passagem de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o estado de São Paulo.
A chuva do fim de semana deve ocorrer em todo o estado e pode cair moderada a forte em várias áreas.
A temperatura vai baixar muito nos próximos dias, em relação ao que se tem observado esta semana. Na cidade de São Paulo, a queda da temperatura entre a tarde de hoje e de amanhã deve ser de cerca de 10°C. No fim de semana, a capital paulista ficará fria e úmida e as temperaturas não devem passar dos 20°C.
São Paulo ainda pode ter recorde histórico de calor para agosto
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com tempo aberto. Pode ocorrer pancadas de chuva a noite. A probabilidade é de 90% para até 3 milímetros. A mínima é de 24° e a máxima chega aos 37°