Muitas áreas de instabilidade crescem por todo o Brasil, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido sobre o país. Uma grande quantidade de nuvens carregadas se forma, com potencial para provocar chuva forte em quase todos os estados brasileiros.
A atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis e da Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva sobre o Nordeste e parte do Norte do Brasil.
Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul e chega na altura do Paraná e São Paulo nesta quinta-feira, intensificando as áreas de chuva na Região Sul, sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Esta frente fria quebra o bloqueio atmosférico causado por uma forte massa de ar quente, que se estabeleceu sobre o centro da América do Sul desde meados de janeiro. A partir desta quinta-feira, 27, a onda de calor enfraquece.
Esta quinta-feira é mais um dia abafado e com muitas pancadas de chuva sobre o Brasil. Há condições para pancadas de chuva com raios em todos os estados brasileiros, com risco de raios e de chover forte. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite. O sol aparece na maioria das áreas do país, mas quase sempre entre muitas nuvens.
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Teresina e São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus e Porto Velho.
Alerta para temporais: no norte e noroeste do RS, no interior de SC e do PR, no sul/sudoeste e oeste de SP, em MS, GO, DF, no sul e centro-leste de MT, MS, GO, no DF, no MA e oeste e norte do PI, no PA (exceto no norte do estado) no oeste de MG, oeste e litoral sul da BA.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com céu encoberto e temperatura amena. O sol aparece entre muitas nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva. A probabilidade é de 83% para até 10 milímetros de chuva. A mínima é de 22° e a máxima 33°.