O grande destaque desta segunda-feira é o início da formação de um ciclone extratropical que vai ser o responsável por provocar muita chuva e ventos intensos no Sul do Brasil ao longo dos próximos dias.
A ZCIT e os ventos que sopram do oceano vão manter o tempo instável por várias áreas do Norte e do Nordeste, enquanto o ar mais seco e quente ainda predomina no interior do BR e mantém o tempo firme, com baixos índices de umidade em algumas regiões.
A chuva nesta segunda-feira já vem com forte intensidade em várias áreas da Região Sul, mas com maior potencial para temporais entre o norte/noroeste gaúcho, a região serrana, o estado de Santa Catarina e o sul e oeste do Paraná. Além da chuva, os ventos já sopram fortes no decorrer do dia. Em relação às temperaturas, a sensação é de frio no Sul.
Enquanto isso, as áreas centrais no país continuam secas e com baixos índices de umidade relativa do ar, como é o caso de boa parte do Centro-Oeste, incluindo as capitais, o interior da Bahia, sul do Piauí e do Tocantins, além do interior de SP, grande parte de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo.
A passagem de uma frente fria em alto mar espalha umidade no sul e leste de SP, por isso chove em alguns momentos desta segunda e a temperatura não sobe muito, mas não chove de forma volumosa. A chuva chega à tarde no RJ e sul de MG. Na capital de São Paulo, o sol aparece com variação de nuvens e chove em alguns momentos do dia. A chuva pode engrossar mais à tarde, mas sem grandes volumes acumulados.
Na costa norte do BR e no litoral do Nordeste o dia segue instável e com várias pancadas de chuva. Há risco para temporais isolados. Capitais como Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís e Belém podem ter volumes expressivos no decorrer do dia.
Umidade relativa do ar abaixo dos 30%(estado de atenção) em grande parte do Centro-Oeste, inclusive nas capitais, em parte do interior de SP, de MG.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. Não chove nesta segunda-feira. A umidade relativa do ar fica entre 25% a 68%. A mínima é de 21° e a máxima chega aos 31°