A atuação de uma grande e forte massa de ar seco vai continuar impedindo a formação de nuvens carregadas sobre o Sudeste do Brasil esta semana. Com isso, grande parte da Região terá uma semana de pouca ou nenhuma chuva, e os índices de umidade relativa do ar poderão ficar cada vez mais baixos.
De forma geral, a expectativa é de que algumas áreas de instabilidade se formem e provoquem chuva muito rápida e isolada entre o interior fluminense e a região da Grande Vitória, principalmente entre segunda (3) e terça-feira (4). Nas demais áreas do Sudeste, o tempo vai continuar firme e com elevação nas temperaturas durante as próximas tardes.
A chegada de uma nova frente fria deve voltar a provocar chuva em parte do Sudeste do Brasil a partir de sexta-feira, dia 7 de maio. Com a passagem do sistema, áreas de instabilidade vão conseguir se formar principalmente na faixa leste de São Paulo (o que inclui a capital) e também em parte do Rio De Janeiro. Com o excesso de umidade, as temperaturas devem cair de forma significativa.
Com a aproximação do sistema, a situação será de pré-frontal no estado nesta segunda-feira (3). Isso significa que as temperaturas devem subir mais no decorrer do dia e há possibilidade de rajadas de vento, no entanto, apenas o extremo sul gaúcho é que deve receber chuva isolada à noite.
A partir de terça-feira (4), o avanço da frente fria pela costa do Sul irá provocar bastante chuva no centro-sul do Rio Grande do Sul. Na Grande Porto Alegre, as pancadas de chuva devem se concentrar no período da tarde, mas o risco para temporais é alto.
Na quarta-feira (5), a frente fria deve começar a se deslocar para o mar, mas a entrada de uma massa de ar frio de origem polar derruba as temperaturas na Região. Ainda há risco de temporais no norte do estado, e o tempo também fica instável no extremo sul catarinense.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o dia amanheceu com tempo aberto. O tempo segue aberto durante todo o dia e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar fica entre 18% e 67%. A mínima é de 19° e a máxima chega aos 32°.