Junho é o mês de transição, entre outono e inverno - estação que começa oficialmente no dia 21/06. Já chegamos na metade do ano com vários fenômenos meteorológicos, com a despedida do El Niño, chegamos a uma fase neutra no pacífico equatorial e poderemos terminar o inverno já com La Niña.
O estado de São Paulo terá um junho marcado por ar seco e mais quente. Embora não tão quente quanto maio, bloqueios atmosféricos persistentes, porém menos intensos, ainda ocorrerão, permitindo a chegada ocasional de frentes frias e ar frio.
Algumas áreas entre Minas, interior do Rio De Janeiro e do Espírito Santo devem ter chuvas também abaixo da média e temperaturas entre a média e um pouco abaixo nessas áreas; mesmo assim a tendência é que fique dentro do esperado por conta do ar seco que vai favorecer queda acentuada de temperatura durante as noites nessas áreas mais para o interior do Espírito Santo e do Rio e nas demais áreas de Minas.
As tardes elas devem ser mais quentes, com temperatura um pouco acima da média na região do Triângulo Mineiro, que também fica mais próximo da rota do ar quente por conta da circulação das altas de bloqueio. A chuva ela deve ficar mais dentro da normalidade, no litoral de São Paulo e do RJ, assim como no sul do Espírito Santo.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas, o sol aparece o dia todo entre algumas nuvens. Não deve chover. A umidade relativa do ar fica entre 31 e 69%. A mínima é de 17° e a máxima não deve passar dos 30°.