Apesar de ainda estarmos no último mês de inverno, o primeiro fim de semana de setembro foi com características de primavera nos estados de São Paulo e do Rio De Janeiro. O calorão, voltou ser destaque no estado paulista com pancadas de chuva forte, raios, ventos e até queda de granizo sobre alguns municípios do interior.
A frente fria começa se formar no Sul do Brasil nesta segunda-feira (04), devido à atuação de um ciclone extratropical sobre a costa do Rio Grande do Sul. A segunda será ensolarada e com calorão em todas as regiões do estado de SP. Com a aproximação da frente, há condição de chuva à noite na Grande SP e no litoral. Para o interior, as primeiras pancadas de chuva já podem começar entre o meio e fim de tarde, podendo vir acompanhada por raios e granizo
Na terça (05), a temperatura despenca e chove o dia todo com fraca a moderada intensidade na cidade de SP. No interior, as pancadas de chuva intercalam bons períodos de sol e melhoria, mas há condição para alguns temporais localizados devido ao tempo bem abafado. Na quarta (06), véspera de feriado, o tempo permanece o tempo fechado e com chuva o dia todo na RMSP e no litoral, mas no interior o sol já aparece, esquenta e chove à tarde.
Na quinta, feriado de 7 de setembro, o dia pode começar com chuva fraca no interior do estado paulista, mas que vai perdendo força. Durante à tarde, tempo firme e temperaturas em elevação. Na capital, o sol volta a aparecer e não chove mais.
No estado do Rio, as temperaturas não caem tanto quanto em São Paulo, mas a máxima volta ficar em torno de 25°C na capital, na quarta-feira, com apenas uma ligeira diminuição do calorão. Na quinta, feriado de 7 de setembro, o dia ainda vai amanhecer mais nublado com chance de chuva fraca/chuvisco, pela manhã, depois o tempo volta a ficar firme e esquenta.
Em Osvaldo Cruz e cidades vizinhas o dia amanheceu com sol entre algumas nuvens. A probabilidade é de 90% para até 10 milímetros de chuva. A mínima é de 24° e a máxima chega aos 36°